Pensamento, Sentimento e Comportamento – Introdução

O que impulsionou o nascimento deste curso?

Vamos partilhar contigo uma parte desse percurso neste primeiro vídeo.

Serão apenas algumas referências, tanto e tantos não são aqui descritos. Porque a cada dia nascemos de novo.

É um curso, uma viagem, sobre o comportamento humano, sobre a natureza humana e sobretudo sobre a magia de sermos humanos.

Vamos falar de técnicas e processos concretos ao nível da comunicação interna e externa. Vamos falar sobre competências que todos queremos dominar com excelência. Soft skills que queremos ter no bolso para retirar a cada desafio, a cada momento.

Vamos trilhar o caminho do foco, da capacidade de liderança, vamos aprender e respeitar a nossa voz interior e com ela interagir de forma profícua.

Podemos ir ao ginásio, beber imensa água, tomar vitaminas e por aí…mas se não lidarmos com o que vive na nossa mente e no nosso coração, continuaremos a viver num desassossego. Um desassossego que transportamos para onde formos. Podemos correr o mundo mas esse mundo será sempre visto de dentro para fora. Gastamos a maior parte da nossa energia a transformar o mundo cá fora. Podemos mudar.

Como? Conhecendo o nosso sistema, identificando as nossas potencialidades e limitações e trabalhar sobre as mesmas.

Mas lembra-te sempre, a porta da mudança abre de dentro para fora.

Vamos também descobrir a nossa impressão digital única. Não aquela que os nossos dedos traduzem, mas sim a que que está por trás de cada um desses traços que os dedos trazem à tona.

Desafio-vos a olharem bem para cada um desses traços. São vossos e únicos. Podemos então dizer que não há ninguém igual a nós.

No entanto, crescemos numa tentativa de nos igualizar, pois com isso temos a sensação de pertencer ao grupo, ganhamos, supostamente, a aceitação e aprovação dos demais.

O desafio agora é esqueceres isso. Permite-te entrar nesta viagem interna de te descobrires. De descobrires que tens todos esses recursos que queres aprender cá fora.

Por vezes, já não sabemos o caminho de encontro aos mesmo, tamanho é o ruído mental. Tamanha é a velocidade em que vivemos e tantos são os “temos que”, os “devemos”, os “ses” e os “mas”, que por mais que saibamos que esses recursos vivem em nós, não conseguimos aceder aos mesmos.

Assim, o desfio agora para iniciarmos baseia-se em três pilares:

O não julgamento: não permitas que a tua mente julgue cada uma das palavras que vais ouvir. Repara, para ouvires as palavras e conceitos que já vivem em ti, não precisas de fazer curso nenhum, centras-te apenas no teu diálogo interno.

Mente de principiante: permite-te não comparar o que vais ouvir com algo que já tenhas feito. Dá lugar à curiosidade inata da criança que vive em ti e que é capaz de ouvir num lugar de deslumbramento. E fica tranquilo, terás muito tempo para filtrar aquilo que te serve ou não. Mais tarde.

– Impermanência: nunca te esqueças que tudo na nossa vida é passageiro. Poderás ouvir este curso vezes sem conta, mas a cada vez será uma experiência nova. Por isso, desfruta de forma plena e presente do que vai acontecer.

Deixo-te uma sugestão, leva estes três pilares contigo, no peito. São ferramentas preciosas que podem elevar a tua experiência humana para um lugar incrível.

Ao longo das aulas vamos trabalhar os seguintes conteúdos:

  • O Comportamento Humano
  • Fisiologia: a chave para a mudança
  • Crenças: os filtros que nos trazem a perceção do mundo
  • Metaprogramas: que software governa o nosso sistema
  • Energias: padrões de personalidade e respetivas necessidades, limitações e potencialidades
  • Necessidades Psicológicas: a compreensão da magia biológica e contextual

Espero por ti nesta viagem, onde o conhecido e o desconhecido se reencontram.